Get Adobe Flash player
Anticor - Anticorrupção na França
Galeria Edemar Cid Ferreira
Home Sala dos Escândalos Caso Lutfalla

postheadericon Caso Lutfalla

AddThis Social Bookmark Button

O Caso Lutfalla trata de denúncias contra o então governador Paulo Maluf (à esq.) e o ex-ministro Reis Veloso por irregularidades na concessão de empréstimos ao grupo Lutfalla. Naquela época, o BNDE fez empréstimos a empresa de Maluf, que estava em regime falimentar, contra a opinião de seu próprio presidente que chegou a exigir por escrito ordem de autoridade superior para jogar mais dinheiro do Tesouro em uma operação fadada ao fracasso. A ordem veio e o dinheiro emprestadofoi perdido. Outra ordem ministerial exigiu que os Bancos do Estado de SP, da Guanabara e do Brasil adquirissem cotas do capital da firma falida a fim de transferir para seus acionistas uma parte do prejuízos decorrentes da má aplicacão dos recursos públicos.


O escandâlo foi investigado pela Comissão Geral de inquéritos, um instrumento do Poder Executivo 


A despeito das denúncias que se multiplicaram desde o início desses processos, em 1974, nenhum quadro do primeiro escalão da ditadura militar foi punido, mesmo os envolvidos nos casos mais escandalosos. E somente em 1980 foi aprovada a primeira CPI para apurar uma grande denúncia de corrupção, a destinada a investigar o “Caso Lutfalla".

Mesmo assim, a comissão só foi instalada um ano depois, em função da obstrução dos governistas. Há inquérito sobre o caso Lutfalla, iniciado pela Polícia Federal que permanece até hoje obstruído no Ministério da Justiça.


LINKS RELACIONADOS 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar