Get Adobe Flash player
Anticor - Anticorrupção na França
Galeria Edemar Cid Ferreira
Home Sala dos Escândalos Escândalo de Furnas

postheadericon Escândalo de Furnas

AddThis Social Bookmark Button

A lista de Furnas foi investigada pela Polícia Federal no inquérito que apura irregularidades na estatal, por meio do qual haveria arrecadação de caixa dois sob a coordenação do ex-diretor da estatal Dimas Toledo (à esq.), que negava a acusação. A suposta contabilidade paralela indica o nome de 156 políticos que teriam recebido o dinheiro ilegal. Laudo do Instituto Nacional de Criminalística da PFl, feito na suposta lista, aponta indícios de "montagem", "alterações" ou "implantes" na última página do documento que ficou conhecido como a lista de Furnas. O laudo diz que há "convergências" entre a assinatura de Toledo e a do documento que registrava beneficiários e contribuintes de um suposto caixa dois de R$ 40 milhões, arrecadado em 2002.


O laudo detectou a existência de problemas de alinhamento entre as linhas de texto e entre essas e a assinatura de Dimas. O laudo registrou a possibilidade de que a assinatura do ex-diretor tenha sido transplantada de outro documento para a lista investigada.


Como a análise foi feita sobre uma cópia autenticada, não é possível chegar a uma conclusão técnica irrefutável sobre a autenticidade do documento e da assinatura de Toledo que consta do material. Além disso, ressalva a análise do INC, as distorções de alinhamento encontradas na quinta página da lista podem ser resultado do processo utilizado para a reprodução do material.


Chamou a atenção dos peritos o fato de essa quinta página ter sido impressa em tecnologia diferente da usada para reproduzir as demais. No exemplar em poder da PF, as primeiras quatro páginas foram copiadas de um suposto original que estaria nas mãos do lobista Nilton Monteiro. A quinta página foi primeiro digitalizada e depois impressa em jato de tinta. Monteiro prometeu sucessivas vezes entregar o original à PF. O INC  também analisou as rubricas atribuídas a Dimas que constam do documento.


LINKS RELACIONADOS 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar